Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

domingo, 11 de junho de 2017

Miningite - Palestrante Dr. Mauro Pessoa.


Miningite  - Palestrante Dr. Mauro Pessoa.

"Cada segundo que se ganha contra o tempo mais  chances de se tratar a Miningite".


Local: Espaço Médico Av 1 QD 13 Lot 1 - Barroco
Itqaipuaçú - Maricá - Rio de Janeiro.

A proposta do blog neste momento é registrar a palestra ocorrida no dia 10/06  tendo em vista estar sendo editado um vídeo de cobertura que  estará disponível brevemente na web.
Dr.Mauro Pessoa  no Espaço Médico ministrou palestra sob o título "Meningite" com o intuito de levar ao público os mais variantes  modos de manifestação no organismo humano.
Explicou como decorre a transmissão e o  período de cuidados no enfrentamento da doença. 
Demonstrou como um familiar poderá apesar de leigo sobre o assunto perceber traços de possível identificação do surgimento da meningite por simples exercícios que se solicita que a criança realize dentre os quais o movimento rotatório do pescoço, a observação da moleira nas menores principalmente, vômito em jato e manchas avermelhadas na pele. 
Obs: Dr. Mauro Pessoa no decorrer da palestra exemplificou todos os modos de se observar a criança que por ventura a família esteja com a preocupação de estar sob a suspeita  de Meningite.

Nestes casos a corrida é contra o tempo, febre alta, a criança chora desesperadamente, vômito em jato, manchas vermelhas na pele, moleira abaulada (estes são apenas umas das possibilidades de manifestação da meningite e a criança ou adulto deve ser levado  imediatamente ao Hospital ou UPA próximo a sua residência.
A cada segundo que se ganha mais chance de se tratar a Miningite. 

Discorreu também sobre todos os tipos de vacinas, idades e as devidas repetições das quais se fazem necessárias a manutenção em dia da carteirinha de vacinação das crianças .
Se por ventura ocorrer dúvida quanto a atualização dirija-se ao posto de saúde mais próximo de sua residência e solicite uma orientação.
Procure sempre a orientação com o médico que acompanha a criança. 
Algumas questões são recorrentes, qual vacina pode ser ou não aplicada ,  pode ou não ser ministrada mais de uma vacina? 
Não deixe as dúvidas para serem resolvidas numa próxima companha de vacinação.
O pediatra que acompanha a criança é o profissional que deverá orientar sobre as possíveis dúvidas e qual a melhor forma de manter a criança imunizada. 
Por gráficos estáticos Dr. Mauro Pessoa demonstrou todos os tipos de vacinas aplicadas e o resultado positivos alcançados com o cuidado para como as campanhas na rede pública (Municipal, Estadual e Federal) ao longo dos anos.
Explicou também sobre o cuidado e atenção que a área médica tem na observações de possíveis doenças tendo como objetivo o desenvolvimento de novas vacinas para possíveis campanhas de prevenção. 
A palestra foi avaliada como ótima pelo público presente composto basicamente de familiares.
Doutor Mauro Pessoa respondeu a todas os questionamentos dos presentes o que tornou a palestra mais dinâmica e interessante.
Falou sobre a Campanha da Vacina da Gripe sua abrangência e cobertura como prevenção de outras doenças que se manifestam a partir do aparelho respiratório. 
Em momento de descontração comentou sobre o brasileiro ser considerado o beijoqueiro prática corriqueira principalmente entre os adolescente e jovens e a necessidade de também serem vacinados contra a gripe.   
Comentou também sobre o site do Ministério da Saúde onde consta ainda haver vacinas de gripe   disponíveis nos Postos de Saúde em alguns Municípios do Estado do Rio de Janeiro.

"Com o fim da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde do Estado liberou a vacinação para pessoas fora dos grupos prioritários em municípios que ainda possuem doses estocadas".
A imunização deve começar na segunda-feira (12) de junho de 2017.

Informem-se nos Postos de Saúde próximo a sua residência.
Mantenha-se atualizado visitando o site do Ministério da Saúde.   


Texto e Foto: Maria Lopes de Andrade.
Maria Lopes de Andrade.
Acupunturista e Homeopata
Jornalista: Reg. Prof. Nº Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 -
Acupunturista e Homeopata
Jornalista: Reg. Prof. Nº Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 -

Como colaboradora na Causa da Criança agradeço ao Dr. Mauro pela palestra sobre Miningite em nome do Fórum Popular do Direito da Criança e do Adolescente de Maricá. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário